12 de maio de 2012

Semelhanças psicológicas entre os pets e a gente


Arranhador reduz o estresse dos gatos como Léo
Por Décio Calado

A Zoopsiquiatria é a ciência que estuda o comportamento do animal, “uma área da medicina veterinária que trata os distúrbios comportamentais e tudo que foge do normal ou do natural”, explica o veterinário Stéfano Lima. 


Já para o professor mestre em Medicina Veterinária Tropical Marcus Fróes, o problema psicológico pode ser definido também como um distúrbio de comportamento. Ele diz que a Zoopsiquiatria é um termo relativamente novo para abordar o que antes era denominado de Tratamento dos Distúrbios Comportamentais.

A veterinária especializada em clínica de comportamento animal Ceres Faraco reforça que os animais têm possibilidade de desenvolver problemas psicológicos, já que eles expressam emoções e sentimentos como nós. 


“Todos os mamíferos compartilham de uma estrutura de sistema nervoso semelhante e não haveria porque pensar que as funções mentais entre animais humanos e não-humanos não tivessem similaridade”, afirma Faraco.

O psicólogo de humanos Mateus Souza concorda que os animais podem ter distúrbios comportamentais. Ele ressalta, entretanto, que o tratamento dos problemas psicológicos dos humanos está ligado diretamente à linguagem, e por esse ponto de vista, há uma diferença em relação ao mundo animal. "Com seres humanos, o tipo de interação que você pode ter, permite que haja um trabalho de melhora que passe pela linguagem, pela análise. Com o animal não funciona assim, não é possível colocar no divã e tratar", diz Souza.

Ele considera relevante uma das formas de tratamento da Zoopsiquiatria: a mudança do ambiente em que o animal vive. "As condições ambientais afetam tanto nos seres humanos quanto nos animais. Privação de comida, de sono, ou confinamento afetam ambos e criam respostas corporais que muitas vezes são comparáveis", opina. 


O psicólogo ainda exemplifica, "o surto psicótico pode acontecer por conta de privação de sono, que leva a uma série de alterações psicológicas, como agressividade e perda de referência. Aí você pode falar de um animal que tem um problema de agressividade", conclui.

 A Zoopsiquiatria ou a Medicina Veterinária do Comportamento é reconhecida no meio científico como uma especialidade médica privativa da veterinária. O conceito de terapia para animais ainda é pouco conhecido no Brasil. Na maioria dos cursos de graduação em veterinária não existem disciplinas sobre o tema. Grande parte dos profissionais que trabalham com a Zoopsiquiatria é autodidata, adquiriu conhecimentos através de estudos por iniciativa própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário